2 de julho de 2013

Diário de uma vida saudável: Barriguinha no lugar.

De acordo com Carolina Mantelli Borges, endocrinologista da Clínica de Especialidades Integrada de São Paulo, controlar o aparecimento da barriguinha não é tão difícil quanto parece. "Só fazer abdominais não é o mais indicado, pois eles irão contribuir muito mais para tonificar os músculos da região abdominal do que para eliminar a gordura localizada. O que tem grande resultado é a junção de uma alimentação adequada e balanceada, de acordo com o metabolismo, consumo e gasto energético de cada um, com exercícios aeróbicos, principalmente os de menor intensidade e maior duração”, afirma a especialista.

10 passos para acabar com a barriguinha:
1. Não ingira líquidos em excesso durante as refeições
Além de dilatar o estômago, a prática pode interferir na acidez gástrica que, por sua vez, irá prejudicar a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, podendo ocasionar má digestão, fermentação e formação de gases.

2. Acrescente mais fibras no prato 
Elas colaboram com a digestão e mantêm sua saciedade e níveis glicêmicos por mais tempo. Além das verduras e alimentos integrais, que favorecem o bom funcionamento do intestino, as fibras também podem ser encontradas nas frutas, hortaliças, granola, aveia, linhaça, entre outros alimentos. Mas não exagere na quantidade, pois em excesso elas podem causar inchaço pela produção de gases e aumento do bolo fecal. Fica a dica: quanto mais fibras, mais água você terá de beber para não ter esse efeito.

3. Mastigue bem os alimentos e não tenha pressa para engolir
A velocidade com que comemos manda certa quantidade de ar junto com o alimento, o que pode acarretar também no aparecimento da barriguinha. Comer devagar facilita a digestão e impede um fluxo maior de sangue, que distende o abdome e provoca o efeito estufa.

4. Coma mais vezes durante o dia 
Isso ajuda a diminuir o tamanho das porções que você ingere normalmente, irá lhe dar maior saciedade e contribuir para um melhor funcionamento do seu metabolismo.

5. Não consuma alimentos muito salgados
Eles provocam retenção de líquido, que dão a sensação de barriga inchada. Fique atenta aos molhos prontos para temperar saladas, sopas de saquinho, refrigerantes, azeitonas e condimentos na comida.

6. Invista nos chás 
Alguns deles ajudam na digestão e possuem efeito diurético. Beba pelo menos de três a quatro xícaras por dia e prefira tomá-los sem açúcar. O chá-verde acelera o metabolismo e ainda auxilia a queima de gordura, é uma boa pedida.

7. Evite o consumo de carboidratos depois das 19 horas 
Na verdade o que irá importar aí será a quantidade ingerida e não o carboidrato propriamente dito. O que acontece nesse período é que nosso organismo não estará necessitando de tanta energia quanto durante o dia, e estará preparando-se para dormir. Então o excesso de carboidratos neste período será armazenado e convertido em gordura.

8. Durma em média de seis a oito horas por noite 
Ter um bom descanso é essencial para manter a saúde. Se o corpo não tem uma pausa, acaba solicitando mais alimentos para se manter bem. O apetite aumenta juntamente com a ansiedade e acaba criando a necessidade de comidas mais gordurosas.

9. Faça exercícios, especialmente aeróbicos
A corrida é uma ótima aliada no quesito perder circunferência. Ela tonifica os músculos do corpo, libera o estresse e aumenta a circulação sanguínea.

10. Beba bastante água, de 30 a 40 minutos antes e depois das refeições
O mínimo do líquido exigido pelo corpo é de dois litros por dia. Poupe-se também de tomar bebidas gaseificadas, que dilatam a barriga e ainda contribuem para a retenção de líquidos, causando inchaço, devido a grande quantidade de sódio em suas fórmulas.

Captou as dicas da  Endocrinologista Carolina Mantelli Borges
Com paciência, você chega na tão sonhada barriguinha de tanquinho. rs

Beijos, amorecos.








2 comentários:

Comenta aqui o que achou do post ou do blog, e coloque seu link caso esteja me seguindo, para que eu possa dar uma checadinha no seu :)