31 de maio de 2013

Um papo sobre: Automutilação. O que é? O que fazer? Como parar?


Automutilação:  É definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente têm como intenção o alívio de dores emocionais. 
Automutilação refere-se a comportamentos onde demonstráveis feridas são auto-infligidas. Uma crença comum diz que esse é um método de busca de atenção, entretanto, na maioria dos casos esse fato é equivocado. A maioria das pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas para esconde-las dos outros. Eles podem oferecer explicações alternativas para suas feridas, ou tapar suas cicatrizes com roupas. Automutilação, nesses indivíduos, não está associada ao suicídio ou para-suicídio. A pessoa que se automutila não está, usualmente, querendo interromper sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto.


O automutilador tende a ter grandes dificuldades para se expressar verbal ou emocionalmente, portanto, não consegue falar publicamente sobre suas angústias nem chorar diante de outras pessoas. Há relatos de pessoas que com o passar do tempo sentem-se incapazes de chorar até mesmo quando estão sozinhas. Essa dificuldade de expressão acaba, em muitos casos, sendo um forte fator que desencadeia o comportamento automutilador. Alguns indivíduos afirmam que escrever (textos, poemas, contos, músicas, etc.) lhes parece de grande ajuda, como uma forma de expressar suas emoções, o que não conseguem fazer de outras formas. Desse modo, a necessidade de se automutilar diminui significantemente.


TRATAMENTO: A associação psicoterapia e medicação tem se mostrado eficaz nos casos de automutilação. A psicoterapia, nestes casos, tem como um dos objetivos ajudar o paciente a identificar outras formas de lidar com frustrações que sejam mais eficazes do que seu comportamento. Ainda não há medicação específica indicada para que o paciente pare de se mutilar, entretanto, a medicação pode ser indicada para alívio dos sintomas depressivos e ansiosos que podem colaborar para a manutenção do comportamento. Há também medicações que são usadas para diminuir a impulsividade e que ajudam o paciente a resistir à vontade de se machucar, caso esta apareça. O ideal é procurar um bom profissional, um psicólogo ou psiquiatra, que possa identificar as causas do problema no paciente e tratá-las. Contudo, é importante que essa iniciativa parta do próprio paciente, não sendo indicado forçá-lo à situção, o que poderia agravar seu quadro. O melhor é que família e amigos o incentivem a procurar voluntariamente ajuda médica, e facilitem o acesso. O automutilador necessita, sobretudo, do apoio da família e dos amigos. Ele precisa desesperadamente sentir-se amado.


Por quê resolvi falar sobre automitilação? Porque é um problema sério que se agrava cada vez mais. 
Ao contrário do que a sociedade pensa, a pessoa que se fere, não faz para chamar atenção, na verdade, ela está pedindo socorro, mas infelizmente poucas são as pessoas que percebem isso. Quem já passou por isso sabe\diz o quão é difícil parar, largar as laminas. É claro que todos passam por momentos difíceis, mas algumas pessoas não tem maturidade o suficiente para administrar certas dores e procuram formas se cessar o sofrimento.
  Então, se você conhecer uma pessoa que sofra disso, não julgue, AJUDE! 
Contribua para que uma pessoa possa voltar a sorrir, viver...


Uma pessoa que se Automutila, nunca vai chegar em você e contar sobre o problema (mesmo se você for de extrema confiança), ou as causas que a levam a machucar a própria pele. 
Geralmente, quem se machuca tem medo do julgo da sociedade e tenta ao máximo esconder o problema, com roupas compridas, acessórios, etc.. Então, não é tão difícil identificar o Automutilador. 
Você precisa chegar devagar, passando confiança para a pessoa e demonstrando o máximo de amor, carinho e preocupação com ela. Aos poucos, ela vai confiar em você,  e em meio ao um problema, ao invés de ir se trancar no banheiro para se machucar, ela vai te procurar para desabafar.
Olha que maneiro, a pessoa substituir a lamina por você! 
Ajude e compartilhe essa ideia. 
Salve uma vida, recupere um sorriso.

Beijos, amorecos.



12 comentários:

  1. Nossa muito triste isso! As vezes quando eu vejo alguem falando no facemesmo que faz isso, quero ajuda-lo mas nao sei como, é como se nao tivesse ao nosso alcance, e as vezes essas pessoas nao querem ajuda! :(


    flor to seguindo e curtindo!!! vc é linda!! bjus

    http://onde-judas-perdeu-o-guarda-roupa.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/pages/Onde-Judas-Perdeu-O-Guarda-Roupa-Blog/478510818880986?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste e como você disse, algumas pessoas não querem ajuda. Para ajudar, você só precisa encontrar técnicas de se aproximar da pessoa. Obrigada, tô te seguindo também :3

      Excluir
    2. vc tem razão mtas pessoas não querem ajuda... sou uma delas,mas cada um de nós temos um motivo,e sabemos que estamos afundando ,só nao qremos levar vcs conosco!

      Excluir
  2. Eu me corte pela primeira vez a mais ou menos 2 meses , me lembro bem do dia =/ eu sabia q depois do primeiro corte eu dificilmente conseguiria parar... eu já tentei tomar coragem pra contar pros meus pais , mas tenho medo da reação deles, tenho medo q eles me achem louca ou sei lá o que, eeu não desejo isso a ninguem , todos me vêem sorrindo perto das pessoas mas quando chega a noite eu espero todos irem dormir pra mim poder chorar, escrever tudo oque sinto num caderno que eu guardo com muito cuidado, já cheguei a negar a existencia de deus e me arrependo de um dia ter feito isso , me arrependo de ter me cortado pela primeira vez...

    ResponderExcluir
  3. Eu me autumutilo já faz uns 3 anos, quando faço isso sinto minhas dores emocinais irem embora quando vejo o sangue, tive uma pessima experiemcia com meu primeiro namorado, poque ele me usou para provocar a ex dele, me magoou demais, me cortei e minha familia correu comigo p o hospital onde levei 10 pontos no pulso, mas em momemto algum tentei suicidio, só queria que me entendessem o que eu estava sentindo, a unica que quase consegue me entender é minha mãe, cujo tenta a todo custo me ajudar e me tirar desse problema que me persegue, se tem alguem cujo sofre do mesmo problema me procura no face p conversarmos meu face é Aninha Augusto J

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca cheguei a me cortar mas as vezes eu penso nisso mas acho que eu não teria coragem

    ResponderExcluir
  5. Eu ja me cortei varias vezes... E a primeira vez foi a mais ou menos 1 ano atras, de la ate aquii eu ja me cortei muito. Eu me corto a noite, pois meus pais nao sabem disso e eu nao conto para eles com medo da reaçao deles. As uncas pessoas que sabem o que eu faço sao meus 2 amigos: Alex e Matheus, nao contei para nenhuma menina com medo da reaçao delas. Meus amigos me ajudam a parrar, mas eu sou fraca e sempre que estou longe deles eu me corto. Hoje eu chegei em uma situaçao e estou com medo, pois antes de me cortar eu tomava muitos remedios, e eles nao eram mais suficientes, entao começei a me queimar, so que como o esperado tambem nao foi suficiente, e hoge o que nao é mais suficiente sao os meus cortes fundos e grandes. E agora ?? Qual sera meu proximo passo ?? Estou com muito medo, mas nao consigo mais parar. Entao eu so pesso as pessoas que se sentirem sozinhas, desanparadas que nao façam seu primeiro corte, pois ele nao sera o unico. :'(

    ResponderExcluir
  6. Eu já me cortei algumas vezes, eu passei por um momento muito difícil, mais encontrei uma pessoa que sempre foi meu amigo mais só agora que nois fomos conversar então eu desabafei e estou parando aos poucos.

    ResponderExcluir
  7. eu não me corto com laminas mas me arranho com as próprias unhas, tenho muitas cicatrizes nos braços, quando fico nervosa ou ansiosa me aranho sem pensar.. mas estou me policiando e tentando parar, assim que eu conseguir parar vou fazer um tratamento para tirar as cicatrizes. Fui procurar tratamento e uma clínica de estética se negou a tratar o médico falou meio disfarçado para a secretária : - ela tem transtorno psicológico, não vai dar certo tratar.
    Mas felizmente achei outra clínica que aceitou fazer o tratamento a laser, só estou esperando que eu pare totalmente para iniciar o tratamento.

    ResponderExcluir
  8. Queria poder entender o pq as pessoas querem me ajudar. não sou ninguém não sou nada e nunca serei, como é ruim ver as pessoas me tratando cm doente! como uma louca! pq agr lembram q eu existo? sim eu me corto e tenho 14 anos... e realmente já não vejo nenhuma solução! o que faz as pessoas pensarem que uma menina de 14 anos não tem problemas? odeio minha vida,todos me julgam e ai ainda tem o problema da minha família, nasci simplesmente de uma gravidez indesejada e de um pai traficante,que tentou me matar,e hoje nem sei quem ele é,pq minha mãe fugiu cmg para me salva... haha não sei o que faz vcs pensarem que podem ajudar alguém depressivo! até pq agente escolhe ser assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que nos tratam dessa maneira nao queremos ajuda






























      Excluir
  9. Vlw isso me ajudou muito serio estava sem saber o q fz

    ResponderExcluir

Comenta aqui o que achou do post ou do blog, e coloque seu link caso esteja me seguindo, para que eu possa dar uma checadinha no seu :)