1 de junho de 2013

Um papo sobre: Vestibulando


Vestibular:
 "Caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. É o mais importante critério de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições públicas quanto privadas de ensino superior. Tem maior significado nas instituições públicas, que por sua gratuidade, são geralmente mais procuradas. Como não é caracterizado como concurso público, mesmo quem possui antecedentes criminais pode fazer e entrar para uma universidade".

Estou vendo meus amigos ansiosos a espera do ENEM 2013 e como ano que vem é a minha vez de enfrentar esse bicho, resolvi falar um pouco dele.
Ao ler\ouvir essa palavra, sinto até calafrios. rs E não é atoa, desde os 7 anos de idade eu já sonhava em prestar vestibular para medicina, já me imaginava atendendo pessoas, ouvindo corações, salvando vidas... 
Eu sonhava, esperava ansiosamente o dia em que eu entraria na faculdade, meus olhos enchiam d'água quando imaginava a minha formatura. Discurso, pais orgulhosos, inimigos frustados. 
E agora estou tão perto de realizar o meu maior sonho, finalmente cheguei a fase mais importante da minha vida. E nesse momento tudo depende de mim, tudo depende da minha força de vontade, da minha determinação. Ano que vem começo o curso preparatório -estou contando os dias para esse ano acabar- estou aproveitando ao máximo o ano de 2013, pois 2014 eu não vou querer saber de mais nada além do meu livro de matemática e física. rs 
E você que assim como eu, anda um pouco assustada com todo esse movimento pré ENEM, tenho uma notícia boa:  Não é impossível passar para a sua faculdade dos sonhos, se fulano conseguiu, você também consegue. 
Se liga nos conselhos. 


1- Você não deve ficar se limitando a cursos, até porque não é todo mundo que pode pagar. Aos sábados faço um pré na Estácio só pra não ficar de bobeira em casa e um dos professores de lá, tem 21 anos, faz faculdade de medicina na UFRJ e acredite: Ele nunca fez curso preparatório nenhum. Que máximo, né? Pois é, isso é o que eu chamo de força de vontade. 

2- Você deve se decidir para qual faculdade quer entrar, antes de começar a estudar. Pois geralmente, com exceção do ENEM e provas a parte, as matérias das provas são diferente. Como por exemplo, prova militar. 

3- Você precisa se organizar e em alguns casos, abrir mão de certas coisas. Por exemplo, não dá pra ficar vegetando no facebook, quando se quer passar para uma faculdade boa, UFRJ, PUC, etc..
Se você estiver em um relacionamento, faça um planejamento de estudo, sem esquecer que você está namorando. Também é importante que o seu parceiro entenda que você não estará sempre disponível. 

4- Tenha sempre em mente o seu objetivo e NUNCA se deixe levar pelo cansaço, opiniões negativas, etc. Você quer? Então você consegue. 

5- O chocolate ajuda na hora de estudar, ele é energético. 

Viu? Ao contrário do que dizem ,o vestibular não é um monstro do lago nessi Mas também não é mamão com açúcar. Por isso você precisa se esforçar e JAMAIS desistir, pode ser que você não passe na primeira tentativa. 
É com perseverança que se conquista as coisas difíceis! 

Sou apaixonada por três musicas que dizem mais ou menos sobre isso. Sonhos, esperar, esperança, etc. Eu sempre coloco pra tocar no último volume quando penso que algo é impossível, ou quando fico com medo de não conseguir conquistar algo.

"Nada além de Ti - Gabriela Rocha e Thalles Roberto" 


"Conquistando o impossível - Luan Santana"
                                            

"Miley Cyrus - The Climb"
                                          

Nunca duvide do seu potencial! 

Beijos, amorecos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aqui o que achou do post ou do blog, e coloque seu link caso esteja me seguindo, para que eu possa dar uma checadinha no seu :)