8 de julho de 2013

Um papo sobre: Homossexualidade.

O que é?
A homossexualidade refere-se à situação na qual o interesse e o desejo sexual dirige-se a pessoas do mesmo sexo. É uma das possibilidades verificadas de manifestação da sexualidade e afetividade humana. 
A homossexualidade é um comportamento aprendido, um padrão duradouro de organização do desejo sexual.
A homossexualidade pode estar relacionada a várias causas, como a determinação genética, proposta pelo geneticista Dean Hamer ao descobrir genes, designado por ele de GAY-1. Hipótese esta que apesar de não aceita no meio científico americano, foi defendida, onde a homossexualidade é colocada como conseqüência de uma variação genética, e não como uma opção ou estilo de vida. 
Daryl Bem, psicólogo da Universidade de Cornell (EUA) ao pesquisar a formação intra-familiar concluiu que alguns fatores como o tipo de relação com a mãe, com o pai, o tipo de investimento familiar podem determinar a homossexualidade. 
A teoria psicanalítica aponta que a homossexualidade pode estar relacionada com a forte ligação com a mãe, onde se estabelece uma relação maior com esta por ser mais dominadora, ao passo que o pai é uma figura passiva. 
A homossexualidade não é compreendida como um transtorno médico ou psiquiátrico. 

É possível passar de homossexual para Heterossexual?
Sim, é o chamado grupo "Ex-gay". É um termo utilizado por pessoas e/ou organizações que propõem ser possível eliminar os desejos homossexuais e desenvolver desejos heterossexuais em pessoas que estão em conflito em relação a sua atração pelo mesmo sexo ou que tentam se abster de praticar relações com indivíduos do mesmo sexo. O termo também é usado para descrever pessoas que eram consideradas como homossexuais ou bissexuais, mas que já não consideram essa a sua identidade atual. Quando o termo foi introduzido na literatura profissional, em 1980, E. Mansell Pattison definiu como descrever uma pessoa que "passou por uma mudança de base na orientação sexual."

Homofobia:
A palavra homofobia significa a repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual. Esse termo teria sido utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos em meados dos anos 70 e, a partir dos anos 90, teria sido difundido ao redor do mundo.  A palavra fobia denomina uma espécie de “medo irracional”, e o fato de ter sido empregada nesse sentido é motivo de discussão ainda entre alguns teóricos com relação ao emprego do termo. Assim, entende-se que não se deve resumir o conceito a esse significado.
Podemos entender a homofobia, assim como as outras formas de preconceito, como uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica heteronormativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão, norma. A homofobia é a expressão do que podemos chamar de hierarquização das sexualidades. Todavia, deve-se compreender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana.

Dessa vez o "Um papo sobre" está curtindo. 
 Enfim, como de costume fiz 3 perguntas para alguns amigos meus, vamos lá..

Perguntas:
1- O que acha sobre a homossexualidade? 
2- Se incomodaria se tivesse algum casal gay se beijando próximo à você?
3- Acha necessária todas essas leis favorecendo, ou "protegendo" os homossexuais?

Respostas:

Thiago Lima (Facebook)
1- Hoje em dia muitos ainda não se acostumaram
com o fato da sexualidade opcional de outras pessoas. Devemos ter em mente que cada um tem o direito de decidir a opção sexual que mais o convem. Por tanto, não vou dizer que estou acostumado, e não direi quem está certo ou errado. Não devemos nos acostumar e sim aceitar. Pois todos tem o direito de ir e vir. Só acho que deve haver o respeito de ambas as partes.
2- Não me incomodaria, pois se um casal hétero estivesse se beijando eu não
me importaria, mas é o que eu disse, deve haver o respeito de público.
3- Sim, pois ''eles'' tem os mesmos direito que qualquer outra pessoa tem. Pagam impostos, etc. E merecem o respeito de todos.

Letícia de Oliveira  (Facebook\ Blog)
1- Não acho legal, Deus criou o home e a mulher, mas isso também não quer dizer que eu seja preconceituosa, sei respeitar, mas essa é a minha opinião.
2- Não posso ser mentirosa né? Me incomodo sim.
3- Depende da lei... Acho que eles têm o direito deles, acho super errado esse povo que comete violência a eles... 

Vitor Resende (Facebook)
1- Cada um tem o direito de escolher o que quer pra vida.
2- Não sei se me incomodaria, pois nunca vi.
3- Acho completamente desnecessário, pois se querem que a sociedade olhem os homossexuais sem preconceito, não deveriam criar esses tipos de leis. Acho totalmente hipócrita.

Minha vez 
1- Acho que não é nada além do que uma escolha, que pode ser influenciada por uma série de coisas. 
 2- Não me incomodaria. Seria indiferente. 
3- Os homossexuais que me perdoem, mas acho completamente desnecessário. Pois assim como eles podem sofrer algum tipo de preconceito, um espírita, um evangélico, um católico, um negro, um pobre, etc também podem. Assim como pessoas tolas batem\matam  homossexuais, mendigos também são mortos e espancados.  Então, por que criar leis exclusivas favorecendo os homossexuais? Se querem que o preconceito acabe, o governo deveria tratá-los de forma igual, e não criando leis como se os mesmos fossem alienígenas coitadinhos que sofrem preconceitos. 
 Não me vejam como uma pessoa preconceituosa, mas, ao meu ver, o fundamento dessas leis são completamente absurdos. Se você critica a prática homossexual, você é um homofóbico. Se um casal hétero se beija num pático escolar e o segurança pede para parar é normal. Mas se é um casal homossexual e o segurança interfere, o coitado vai ser processado por homofobia, né?
 Se um pastor se recusa a fazer um casamento homossexual, pelo o fato de ir contra seus princípios, ele é homofóbico, safado, preconceituoso. Enfim, se a luta é por igualdade social, a desigualdade da lei deve parar. Pois, todos nós temos liberdade de expressão, liberdade de não concordar de algo ou alguém dentro de limites, direitos e deveres. 

Independente das nossas opiniões e princípios, devemos respeitar e amar o próximo. Expor nossas opiniões com argumentos válidos dentro de limites. Sempre respeitando os valores alheios. Concordando com os mesmos, ou não. (Bárbara Castro)

E você, o que acha sobre a homossexualidade? 

Beijos, amorecos.












7 comentários:

  1. Achei interessante a abordagem do assunto, mas acredito que seja necessário um pouco mais de esclarecimento com relação ao mesmo para que não haja informação errada. Diferente do que muitos pensam, a homossexualidade não é uma "opção" e sim uma condição, assim como a heterossexualidade ou a transsexualidade. Vários estudos recentes apontam que o ser humano já nasce com sua sexualidade determinada e são raríssimos os casos afetados por influência externa.
    Assim como os negros tiveram que lutar por leis próprias que criminalizassem o racismo, a comunidade LGBT luta pela criminalização da homofobia, que é mais do que justa e não vai interferir na vida de quem não é homofóbico, muito menos interferir na liberdade de expressão. Se essa lei for aprovada, cada caso será analisado e julgado, assim como qualquer outro processo, e o ato de homofobia terá que ser comprovado, não é bagunçado como nesse exemplo que você citou.
    Espero ter esclarecido algumas coisas, é sempre bom dividir conhecimento.
    Bjs
    ;****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, a pessoa já nasce homossexual? E se eu quiser que meu filho não nasça homossexual é só eu dar uma vacina para que as células gays morram? rs
      Ninguém nasce homossexual, homossexualismo é comportamental. Não existe ordem cromossômica homossexual.
      As leis de racismo ou "racismo" devem ser gerais, e não uma única e exclusiva para os tais. E se você for analisar, essa "lei" nada mais é do que um "cala a liberdade de expressão".
      Já existe leis para hétero e homossexuais que se você se sentir ofendido, violentado na sua cidadania, enfim, existem as leis regulares para que você possa se defender.
      Lei: "Proibir a livre expressão e manifestação de atividades do cidadão homossexual, bissexual, ou transgênero. Sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos." O que esse projeto citado por você faz é; criminalizar a opinião, etc.
      Homofobia: É uma pessoa doente na psiquiatria que deseja matar o homossexual.
      Existe um abismo entre criticar conduta e descriminar pessoas. E o meu exemplo citado não é bagunçado, está na "lei" que caso você interrompa o ato afetivo homossexual, são de 2-5 anos de prisão.
      Como você disse, é sempre bom trocar conhecimentos, desde que os mesmo sejam verdadeiros.

      Excluir
    2. Se você não quiser ter um filho homossexual, a minha dica é que não tenha filhos, porque é algo nato e não tem como "adivinhar" se ele será ou não. Também não existe uma vacina que cure, pois não é um vírus e sim uma característica, assim como a cor da pele ou dos olhos. Eu digo isso com total conhecimento de causa, pois tenho muitos amigos e familiares homossexuais, um deles eu vi crescer e se descobrir gay, sofrer por não ser aceito pela família, apanhar dos pais que não queriam um filho gay, entre outras coisas. Hoje ele é casado com um homem maravilhoso e muito feliz porque conseguiu ser aceito pela família.
      A lei do racismo é uma lei que protege apenas esse tipo de crime, e se pararmos pra pensar, impede sim a tal "liberdade de expressão". Mas pra quê proteger a "liberdade" de ofender um negro? Pra quê proteger o "direito" de se intrometer na vida alheia? Entende aonde quero chegar?
      A homofobia consiste em aversão ou nojo a homossexuais. Assim como o racista não precisa agredir um negro pra ser considerado racista, um homofóbico não precisa agredir um homossexual pra ser considerado homofóbico.
      É como eu expliquei anteriormente, caso essa interrupção do afeto homossexual tenha origem homofóbica (exemplo: num restaurante, qualquer casal pode se beijar; mas aí vem um casal homossexual fazer o mesmo e é expulso) é aplicada a pena. Caso não seja comprovada a origem homofóbica (exemplo: num pátio escolar não é permitido que NENHUM casal se beije, e um casal homossexual é impedido de fazê-lo), não existe penalidade. Os julgamentos são assim, é só você pesquisar um pouquinho e vai ver que até mesmo o crime de racismo não é levado "a ferro e fogo".
      Aconselho que você assista esse vídeo de um geneticista falando um pouco sobre o assunto, abordado levianamente pelo pastor Silas Malafaia.
      http://www.youtube.com/watch?v=3wx3fdnOEos
      As coisas que disse não são baseadas em "achismos" e sim em pesquisas sérias, atuais e verdadeiras.
      Abra sua mente e leia bastante. Você é bem nova e tem uma possibilidade enorme de se tornar alguém cada vez melhor!
      Bjs
      ;***

      Excluir
    3. Tá, vamos lá.. Se o homossexualismo é uma característica, assim como a cor da pele e dos olhos, como você explica o comportamento de um individuo que deixa de ser homossexual e passa a ser hétero? E como você, ou a ciência explica o comportamento de um individuo hétero que passa a conviver com pessoas homossexuais e começa a desenvolver vontades e atitudes homossexuais? Será que isso tem a ver com comportamento? Dizer que uma pessoa nasce homossexual, é tão estúpido como dizer que macacos são antepassados dos humanos.
      Sim, entendo aonde você pretende chegar. Mas como eu já havia dito anteriormente, há um enorme abismo entre criticar conduta e descriminar pessoas - a minha visão sobre a "lei" já foi apresentada, não acho necessário falar sobre a mesma pela segunda vez. E há como exercer a liberdade de expressão sem ofender ninguém. Interromper na atitude da vida alheia # criticar a atitude da vida alheia. Vivemos em um mundo critico. Há todo momento você é observada e criticada, mesmo que indiretamente.
      Mas enfim, você tem sua visão sobre o assunto e eu tenho a minha. Ambas são distintas, mas devem ser respeitadas.

      Excluir
    4. Eu, particularmente, nunca conheci um heterossexual que "virou" gay, muito menos um gay que "virou" hétero. Muitos homossexuais vivem uma vida inteira se relacionando com mulheres afim de serem aceitos socialmente, mas com sua sexualidade reprimida, e em algum momento da vida acabam decidindo viver da maneira que são, isso pra mim não é "mudar" de condição sexual e sim aceitar a condição com a qual nasceu. Mas se você diz que existe, então eu acredito que já deve ter comprovado de alguma forma, né?
      O mundo é realmente crítico, você tem razão. Infelizmente, as pessoas se preocupam mais em criticar aquilo que não entendem do que buscar entender e aceitar. Como diria Renato Russo, "a humanidade é desumana, mas ainda temos chance...". Espero que um dia possamos viver em um mundo de paz e respeito.
      Fique em paz e mantenha a mente e o coração sempre abertos.
      Bjs
      ;***

      Excluir
  2. Boa noite meninas!
    Meu nome é Diego e achei o tema muito interessante, já conheço a dona do Blog e gostaria de participar também desse bate papo acredito que será enriquecedor para nós! Sou graduando de Biologia matéria que amo de mais e acredito que eu possa acrescentar e aprender mais com vocês. Minha área é entomologia forense e analises clinicas, mas não custa nada aprender mais um pouco rs. E isso também não quer dizer que sou dono da razão, pois acredito que o conhecimento é uma longa caminhada onde todos estamos trilhando.
    Então vamos lá:

    Queria opinar no que foi escrito e comentado por vcs e pelo Eli Vieira (vídeo)

    1- Cibele
    Quando vc diz que não é uma opção e sim condição, acredito que não seja bem por ai, acredito que fisicamente nosso corpo pode ser mudado por um erro (má formação, tipo hermafroditismo ou por ações de químicas), mas essa modificação não te condiciona a seguir a sexualidade, acredito eu que seja sim influência do meio externo. Pois a cirurgia para os tipos de hermafroditismo se referem a estilos de vida, condições ou identidades, dependendo do ponto de vista das pessoas estigmatizadas.

    2- Luta GLBT X Racismo: não é minha área, mas queria colocar minha opinião.
    Tanto negros quanto homossexuais são seres humanos e estão amparados pelo código penal e direitos humanos. Então não vejo a necessidade de uma lei especifica para isso, não bastaria racismo e homofobia ser crime? Isso é ter direitos iguais ao meu ponto de vista. Vejo tanto burburinho em relação a isso e talz, mas acredito que isso não mudaria muita coisa pq é crime roubar, matar e muitas outras coisas e nada muda, acredito sim mais educação para o povo para que haja respeito e não temor.

    3- Indo ao vídeo do Eli Vieira alguns pontos interessantes:
    a) ele fala sobre o comportamento do bebê que a meu ver não tem muito sentido pq mais uma vez mostra que a influência do meio externo conta pq se um bebê brasileiro for criado por chineses só ouvirem chinês a criança logo cresce falando chinês mesmo sendo filho de brasileiros.
    No artigo "sex differences in brain and behavior hormones versus genes" a qual ele mostra como sendo uma verdade, nada mais é que um artigo de pessoas que estudaram e tem todo um embasamento cientifico e intelectual para isso. Porém o que ele não diz que isso não é a verdade absoluta Um artigo representa um problema que vc deve resolver baseados na experimentação (in vitro e in vivo) ou apenas por outras literaturas
    Esses fragmentos de texto colocados na tela não representam nada por se tratar de fragmentos, pelo menos acredito que fica duvidosa a interpretação.
    O genoma humano foi desbaratado, mas será que algum Geneticista pode dizer qual é a parte do genoma que trata da orientação sexual?
    Se a orientação sexual vem pelo genoma quer dizer que é uma herança, ai pergunto se meu pai for bandido e minha mãe bandida então eu seria bandido? Pois ser bandido é um comportamento.
    * falou-se muito de evolução, mas uma coisa foi observada por mim ele quis dizer que se deveria aceitar a questão da evolução por que a maioria esmagadora dos cientistas acreditam, porém eu Sou como Cientista (mirim rs) não estudo democracia e sim ciências Biológicas onde deve-se atentar para a palavra "teoria" que significa que nada é comprovado é a ideia de alguém.
    * ele vir rebater cromossomos de mamíferos (XY, XX) com de repteis que colocam ovos, borboletas animais de que são de filos, espécies e família totalmente diferentes... Absurdo vejo isso como um desfoque.
    * ele fala de 50 anos de estudo 10 estudos, pergunto se isso é relevante com um grau de 47%, Como isso serve de base para algo?
    * ele fala sobre canhotismo ser genético até concordo, mas isso pode ser mudado (giros cerebrais), pois nos séculos passados a igreja considerava os canhotos aberrações e pessoas do diabo...
    * Ele fala até sobre a questão do cheiro, porém como ele disse ao Malafaia digo a ele também.


    ResponderExcluir
  3. "Na vida acadêmica aprendemos a colocar fontes de estudo, artigos e etc. e como você não colocou nenhuma fonte e teve uma imparcialidade no artigo que foi apresentado um trecho digo também que faltou respeito por informações cientificas e fontes cientificas."

    Gente desculpe esse kaos de letras espero que vocês coloquem suas opiniões também e de forma alguma quis denigrir a imagem do Sr.Eli Vieira, pois o admiro como Biólogo brasileiro que chegou nesse status que é tão difícil de chegar, creio que ele tem toda capacidade intelectual para exercer sua função. Mas como ser individual e pensante tenho todo o direito de argumentar para entender.

    ResponderExcluir

Comenta aqui o que achou do post ou do blog, e coloque seu link caso esteja me seguindo, para que eu possa dar uma checadinha no seu :)