22 de junho de 2013

Um papo sobre: Timidez.

Menina calada, quando fala gagueja. Não consegue manter um diálogo olhando nos olhos da pessoa, sempre desvia o olhar para os lados. Fechada, menina de poucos amigos e observadora, acaba passando uma impressão de metida e nojenta para os que estão a sua volta por ter pouca fala. Não consegue falar em público e fica vermelha quando é o assunto da rodinha. Essa sou eu.
Você define isso como timidez? Você sabe o que é isso? Sabe como lidar com ela?

O que é a timidez?
A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. Deste ponto de vista, a timidez não pode ser considerada um transtorno mental.
Aliás, quando em grau moderado, todos os seres humanos são, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo, ou micro-sociedades.
A timidez funciona ainda como um mecanismo de defesa que permite à pessoa avaliar situações novas através de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situação.

Existem três tipos de timidez:
  • Timidez situacional: a inibição se manifesta em ocasiões específicas, e portanto o prejuízo é localizado (por exemplo: a pessoa interage bem com a autoridade e pessoas do sexo oposto, mas sente vergonha de falar em público);
  • Timidez crônica: a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social. A pessoa não consegue fazer amigos e falar com estranhos, intimida-se diante da autoridade, tem medo de falar em público etc.
  • Timidez ´´proposital``: um termo designado a misantropia.Neste caso a timidez vira um ``Sociopatismo enrustido``.Seria um radicalismo na timidez, `isolação social é pouco`.Um tímido legítimo tem vergonha de si mesmo, um misantropo tem vergonha da sociedade e por isso não se socializa. Alguns misantropos querem ser anti sociáveis, então tenha sempre paciência ao conhecer algum.
Philip Zimbardo, da Universidade de Stanford, se refere ainda a outra espécie de tímido, aquele que não teme o relacionamento social, simplesmente prefere estar só, sentindo-se mais confortável com suas ideias e com seus objetos inanimados do que com outras pessoas. Esta seria a pessoa comumente chamada de introvertida, que tem muitos pontos em comum com o tímido e se torna vulnerável a transtornos de ansiedade.

Timidez é doença? 
O que define algo como doença é o grau de sofrimento que atinge a pessoa. A timidez quando em doses menores não faz mal algum, faz parte do ser humano. Mas se a timidez lhe causa sofrimento a ponto de causar prejuízo social, financeiro, etc, aí sim dizemos que você entrou no nível da Fobia social. Isto é algo que pode ser tratado com terapia. Há possibilidade de você se treinar para ser mais espontâneo, não se incomodar tanto com o que os outros pensam de você, e conseguir falar, fazer, ir e vir de todo lugar. 

Como lidar com a timidez?
Timidez pode ser controlável, mesmo sendo uma característica de personalidade é possível aprender técnicas de superação. Se a timidez estiver limitando sua vida, se você está perdendo oportunidades por causa dela, a solução pode estar no enfrentamento. 
A psicologia desenvolveu diversas técnicas que ajudam: Treino de habilidades sociais, treinamento de relaxamento, etc.

Esse assunto mexe bastante comigo, pelo o fato de eu ser um pouco acanhada. Isso é da minha personalidade, eu sou calada, na minha. Até com meus melhores amigos. Sabe aquela pessoa da turma de amigos que chega chegando, falando com todo mundo, fazendo 20 amigos em 2 horas? Essa não sou eu. Eu sou aquela do grupo que tem afinidade com pouquíssimas pessoas, que mal conversa, e que raramente se expor. rs 
Então, pedi para alguns dos meus amigos responderem 3 perguntas sobre timidez. Até mesmo para estendermos um pouco sobre o que as pessoas a nossa volta entendem e pensam sobre isso. 

Perguntas:
1- Você se incomoda com pessoas tímidas?
2- Você é tímida(o)?
3- O que pensa sobre a timidez?

Respostas:

Letícia de Oliveira. (FacebookBlog)

1- Não me incomodo, e quando vejo que uma pessoa é, e não consegue se enturmar, eu tento fazer amizade e tal... chamar mais pra perto.
2- Sou nada tímida, uma coisa que não combina comigo é timidez.
3- Cada um tem sua personalidade, e temos que respeitar isso..

Gisele Guedes. (Facebook)
.
1-Depende, se a pessoa for tímida demais a ponto de ser fechar pra tudo e pra todos, sim. Mas se for aquela timidez de momento n me incomodo não.
2- Sou ainda mais se eu não conhecer ninguém, eu acabo me fechando de tanta timidez.
3-Eu penso assim: Nada em excesso faz bem, há timidez que demonstra humildade, medo de está invadindo o espaço dos outros; e há tbm a timidez que parece que é a pessoa que não quer se socializar e tal, acho que devemos cuidar para não acabar nos fechando demais.

Vitor Resende. (facebook)
1-Não me incomodo com pessoas tímidas , pelo contrário Todo mundo é um pouco tímido em determinadas situações.
2-Eu sou uma pessoa muito tímida e nunca consigo expressar meu sentimentos.
3- A timidez não é algo ruim, pelo contrário, na medida certa ela pode ser benéfica, pois nos impede de fazer coisas das quais poderíamos nos arrepender mais tarde, porém quando ela é excessiva, pode nos impede de realizar tarefas simples que gostaríamos de fazer tal como falar em público ou paquerar alguém.

Minha vez.
1- Não. Até porque não dá para eu me incomodar comigo mesma, né? Quando noto que uma pessoa é tímida, eu penso "Hum, essa é das minhas" rs
2- Acho que a timidez pode ser vista de diversas maneiras. Quando chego em algum lugar que não conheço ninguém, vou ficar calada e na minha. Mas se alguém vier puxar assunto comigo, vou conversar e manter o dialogo, ou pelo menos tentar, tenho dificuldade de transformar meus pensamentos e sentimentos em palavras, por isso amo escrever. E é bem melhor do que conversar. rs Enfim, sou tímida. rs
3- Acredito que cada um tem sua personalidade. Uns são extrovertidos, outros mais acanhados, e assim vai.. Acho que temos que saber lidar com todas as personalidades, ou pelo menos respeitar e não julgar pela aparência. 90% das pessoas que conversam comigo me dizem "Eu te achava metida antes de te conhecer.." Mas não sou metida, entende? É claro que o meu jeito calado e observador ajuda as pessoas pensarem isso, mas mesmo assim, né? rs 

Então é isso, gente. Espero que tenham gostado e se você é, ou conhece alguém que é tímido(a) fora do comum, procure um médico. Hoje, já existe uma variedade de livros para pessoas tímidas. Sobre como vencer a timidez, como lidar, etc.

"Não queria mudar a sua personalidade para agradar o outro. O seu jeito foi o que conquistou as pessoas que estão a sua volta. Se ame do jeitinho que Deus te fez." (Bárbara Castro)

Beijos, amorecos.
















4 comentários:

  1. Há um tempo eu odiava o fato de eu ser uma garota tímida demais (tipo como a sua descrição de como você é tímida, Bárbara), mas depois eu comecei a amar eu ser assim. A maioria dos meus amigos têm muitos amigos, mais eu não. Eu gosto de ficar sozinha, mas também gosto de estar com os meus amigos. Também não suporto ficar em lugar cheio de gente porque me sinto observado, odeio isso. E a maioria das pessoas me acham metida e antipática, porém eu só sou tímida. Não acho que eu tenha uma doença, só acho que essa é minha personalidade.
    http://doisquintos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso da mesma forma. Até a minha mãe me acha antipática. Mas eu descordo. É a minha personalidade. E eu não quero mudar. Acho que cada um tem o seu jeito, o meu é esse.

      Excluir
  2. Pouco talento ú.u. Você sabe que eu estou brincando né amiga ?! Você é muito especial garota,espero que vc NUNCA perca sua essência. Te amo!

    ResponderExcluir

Comenta aqui o que achou do post ou do blog, e coloque seu link caso esteja me seguindo, para que eu possa dar uma checadinha no seu :)